Cada usuário deve alterar a sua senha através do GOsa². Para isso, basta
usar um navegador e ir a https://www/gosa/
.
Usar o GOsa² para alterar a senha garante que as senhas para o Kerberos (krbPrincipalKey), para o LDAP (userPassword) e para o Samba (sambaNTPassword) sejam a mesma.
Também é possível alterar senhas usando o PAM na chamada de acesso do GDM (tela em modo de texto); mas isso não se aplica ao Samba nem ao GOsa² (LDAP), no caso aplica-se apenas ao Kerberos. Portanto, depois de uma alteração de senha na chamada de acesso em modo de texto, você também terá que fazer a alteração através do GOsa².
As aplicações Java autônomas funcionam de imediato com o ambiente runtime OpenJDK Java.
Todos os usuários podem enviar e receber correio dentro da rede interna; são
fornecidos certificados para permitir ligações seguras TLS. Para permitir o
correio fora da rede interna, o administrador tem de configurar o servidor
de correio exim4
para o adequar à situação
local, começando com um dpkg-reconfigure
exim4-config
.
Todos os usuários que queiram usar o Thunderbird têm de configurar da forma que se segue. Para um usuário com nome de jdoe o endereço de e-mail interno é jdoe@postoffice.intern.
Iniciar o Thunderbird
Clicar em 'Ignorar e usar o meu endereço de e-mail existente'
Introduzir o endereço de e-mail a ser usado
Não introduzir a senha, pois será utilizado o acesso único do Kerberos
Clicar em 'Continuar'
Para IMAP e SMTP, as configurações devem ser 'STARTTLS' e 'Kerberos/GSSAPI'; se não forem detectadas automaticamente, introduzir manualmente
Clicar em 'Concluído'