Instruções de administração avançada

Neste capítulo são descritas tarefas de administração avançada.

Neste exemplo pretende-se criar usuários em grupos por ano, com diretórios home comuns para cada grupo (home0/2024, home0/2026, etc). Pretende-se criar os usuários através da importação de CSV.

(como root no servidor principal)

mkdir /skole/tjener/home0/2024

(como primeiro usuário no GOsa)

Menu principal: ir para 'Estrutura de diretórios', clicar no departamento 'Alunos'. O campo 'Base' deve mostrar '/Alunos'. No campo 'Ações' da caixa suspensa, escolher 'Criar' / 'Departamento'. Preencher os valores dos campos Nome (2024) e Descrição (alunos formados em 2024), deixar o campo Base como está (deve ser '/Alunos'). Guardar clicando em 'Ok'. Agora o novo departamento (2024) deve aparecer abaixo de /Alunos. Clicar para abrir.

Escolher 'Grupos' no menu principal; 'Ações'/Criar/Grupo. Introduzir o nome do grupo (deixar 'Base' como está, deve ser /Alunos/2024) e pressionar 'Ok' para salvar.

Escolher 'usuários' no menu principal. No campo Base, mudar para 'Alunos'. Deve aparecer uma entrada Novo Aluno; clique para abrir. Este é o modelo 'alunos', não é um usuário. Uma vez que terá de ser criado um modelo com base neste (para poder ser feita a importação csv), deve ser tomada nota de todas as entradas que aparecem nos separadores Genéricos e POSIX, talvez fazendo capturas de tela, para que as informações necessárias ao novo modelo possam ser preparadas.

Agora, mudar para /Students/2024 no campo Base; escolher Criar/Modelo e começar a preencher com os valores desejados, primeiro na aba Genérico (adicionar também o novo grupo 2024 em Grupos, também); depois adicionar a conta POSIX.

Escolher o novo modelo ao fazer a importação de CSV; é recomendável testá-lo com alguns usuários.

Seguir estes passos para configurar um servidor de armazenamento dedicado, para diretórios home dos usuários e possivelmente outros dados.

Agora, os usuários devem poder acessar diretamente os arquivos em 'nas-server.intern', bastando abrir o diretório '/tjener/nas-server/storage/' utilizando qualquer aplicação em qualquer estação de trabalho, cliente enxuto LTSP ou servidor LTSP.

Há várias formas de restringir o acesso por ssh. Seguem-se algumas.