Há várias possibilidades para uma solução Skolelinux. Desde a instalação apenas num PC autônomo até a instalação em muitas escolas geridas de forma centralizada como solução regional. Contudo, esta flexibilidade implica uma enorme diferença entre opções no que respeita à configuração dos componentes de rede, servidores e máquinas clientes.
As finalidades dos diferentes perfis são explicadas no capítulo arquitetura de rede.
Se for usado o LTSP, ver a página
wiki de requisitos de equipamento para LTSP.
O Debian Edu/Skolelinux pode ser instalado em computadores de 32 bits (arquitetura Debian 'i386', para processadores 686 e superiores) ou em computadores de 64 bit (arquitetura Debian 'amd64', para processadores x86).
É possível usar clientes dependentes com apenas 256 MiB de RAM e 400 MHz de frequência, embora seja recomendado o uso de mais RAM e processadores mais rápidos.
Em clientes autônomos (fat clients) - isto é, estações de trabalho, estações de trabalho sem disco - e computadores independentes, 1024 MiB de RAM e 1500 MHz de frequência são os requisitos mínimos absolutos. Para utilizar navegadores web modernos e LibreOffice são recomendados pelo menos 2048 MiB de RAM.
O espaço em disco mínimo necessário depende do perfil a instalar:
espaço combinado servidor principal + servidor LTSP: 60 GiB (mais espaço adicional para contas de utilizador).
servidor LTSP: 40 GiB.
estação de trabalho ou computador independente: 30 GiB.
Os servidores LTSP precisam de duas placas de rede ao utilizarem a arquitetura de rede predefinida:
a eth0 está ligada à rede principal (10.0.0.0/8),
a eth1 é usada para servir clientes LTSP.
Os computadores portáteis são estações de trabalho móveis, por isso têm os mesmos requisitos que as estações de trabalho.
Está disponível uma lista de computadores testados em https://wiki.debian.org/DebianEdu/Hardware/ . Esta lista está longe
de incluir todos os modelos que funcionam com o sistema
https://wiki.debian.org/InstallingDebianOn é um esforço para documentar a forma de instalar, configurar e usar o Debian em alguns computadores específicos, permitindo a potenciais compradores saberem que esses computadores aceitam o Debian e aos detentores de computadores listados saberem como obter o máximo dos seus equipamentos.