Opções de instalação e download

Recomenda-se que sejam lidas as notas de lançamento do Debian Bullseye antes de começar a instalação de um sistema. Há mais informação sobre o lançamento do Debian Bullseye no manual de instalação.

Experimente o Debian Edu/Skolelinux. Está pronto para funcionar. :-)

Recomenda-se, porém, ler os capítulos sobre requisitos de equipamento e de rede e sobre a arquitetura antes de começar a instalação de um servidor principal.

Onde encontrar informação adicional Deve também ser lido o capítulo Primeiros Passos deste manual, pois nele se explica como fazer login no sistema pela primeira vez.

Ao fazer uma instalação do Debian Edu, há algumas opções a fazer. Mas não são muitas. Foi feito um bom trabalho de ocultação das complexidades internas do Debian, quer durante a instalação quer no uso do sistema. Ainda assim, porque o Debian Edu é essencialmente um sistema Debian, beneficia da possibilidade de usar os mais de 57.000 pacotes do Debian e de milhares de opções de configuração. No entanto, as predefinições são adequadas para a maioria dos usuários. NOTA: se for para usar o LTSP, escolha um ambiente de área de trabalho leve.

  1. Exemplo de rede escolar ou doméstica com acesso à Internet através de um encaminhador com DHCP:

  2. Exemplo de rede escolar ou institucional, semelhante à mencionada acima, mas requerendo o uso de um intermediário (proxy).

    • Adicionar 'debian-edu-expert' à linha de comando do núcleo (kernel); ver mais abaixo instruções de como fazer.

    • Devem ser atendidas algumas solicitações adicionais, incluindo a relacionada com o servidor intermediário.

  3. Rede com encaminhador/conversor IP 10.0.0.1/8 (que não tem servidor DHCP) e acesso à Internet:

    • Assim que a configuração automática da rede falhar (devido à falta de DHCP), escolher a configuração manual da rede.

      • Introduzir 10.0.2.2/8 como IP do hospedeiro

      • Introduzir 10.0.0.1 como IP do conversor

      • Introduzir 8.8.8.8 como IP do servidor de nomes, a menos que outro se aplique

    • O servidor principal deve funcionar de imediato após a primeira inicialização.

  4. Sem ligação à Internet:

    • Usar a imagem ISO BD.

    • Confirmar que todos os cabos de rede (reais/virtuais) estão desligados.

    • Escolher 'Não configurar a rede neste momento' (depois de o DHCP não ter configurado a rede e de ter sido pressionado 'Continuar').

    • Atualizar o sistema uma vez iniciado pela primeira vez no ambiente correto com acesso à Internet.

Menu de inicialização (boot) do instalador em equipamento de 64 bits

Menu de inicialização do instalador de 64 bits

A instalação gráfica utiliza o instalador construído em GTK, que permite a utilização do mouse.

Instalar utiliza o instalador em modo de texto.

Opções avançadas > apresenta um submenu com mais opções.

A Ajuda dá algumas dicas sobre como usar o instalador; ver a captura de tela abaixo.

Tela de opções avançadas 1 do instalador de 64 bits

Voltar atrás... traz de volta o menu principal.

A Instalação gráfica especializada apresenta todas as possibilidades de configuração; pode ser usado o mouse.

O Modo gráfico de recuperação faz com que o disco de instalação seja usado como disco de recuperação, se surgirem problemas graves.

A Instalação gráfica automática precisa de um arquivo de pré-configuração.

A Instalação especializada apresenta todas as possibilidades de configuração em modo texto.

Modo de recuperação modo texto; faz com que este meio de instalação se torne um disco de recuperação para tarefas de emergência.

A Instalação automatizada em modo texto; precisa de um arquivo de pré-configuração.

Tipos de instalação e opções Não use a Instalação gráfica especializada ou Instalação especializada, use debian-edu-expert como um parâmetro adicional do kernel em casos excepcionais.

Tela de ajuda

Tela de ajuda do instalador

Esta tela de Ajuda é autoexplicativa e ativa as teclas <F>- no teclado para ajuda mais detalhada sobre os tópicos descritos.

Adicionar ou alterar parâmetros de inicialização para instalações

Em ambos os casos, as opções de inicialização podem ser editadas pressionando a tecla TAB (modo BIOS) ou a tecla E (modo UEFI) no menu de inicialização (boot); a captura de tela mostra a linha de comando para Instalação gráfica.

Editar opções de linha de comando

Ter presente os requisitos de sistema ; para configurar um servidor LTSP são necessárias pelo menos duas placas de rede (NICs) .

  • Escolher um idioma (para usar na instalação e no sistema instalado).

  • Escolher uma localização; normalmente será a região correspondente ao local onde você estiver.

  • Escolher um layout de teclado (o predefinido para o país geralmente é adequado).

  • Escolher o(s) perfil(s), da seguinte lista:

    • Servidor Principal

      • Este é o servidor principal (tjener) da escola, que fornece todos os serviços, pré-configurados para funcionarem de imediato. Deve ser instalado apenas um servidor principal por escola! Este perfil não inclui uma interface gráfica de utilizador. Para uso de uma interface gráfica de utilizador, além deste perfil deve ser selecionado também um dos perfis Estação de trabalho ou Servidor LTSP.

    • Estação de trabalho

      • É um computador de rede que inicia a partir de seu próprio disco rígido e executa todos os programas e gera os dispositivos localmente, como um computador comum independente. Exceto os acessos dos usuários, que são autenticados pelo servidor principal, e a localização dos arquivos dos usuários e do perfil do ambiente de trabalho de cada usuário, também guardados no servidor principal.

    • Estação de trabalho itinerante (Roaming workstation)

      • O mesmo que uma estação de trabalho, mas capaz de autenticação usando credenciais em cache, o que significa que o computador pode ser usado fora da rede escolar. Os arquivos e perfis dos usuários são guardados no disco local. Para portáteis de usuário único deve ser selecionado este perfil e não 'Estação de trabalho' ou 'Standalone', ao contrário do que era sugerido em versões anteriores.

    • Servidor LTSP

      • Um servidor de clientes dependentes (e de estações de trabalho sem disco), é chamado de servidor LTSP (Linux Terminal Server Project). É a partir deste servidor que os clientes sem disco rígido (clientes do servidor de janelas X ou, abreviadamente, terminais do X) iniciam e executam os programas a partir deste servidor. Este computador precisa de duas interfaces de rede, muita memória e, idealmente, mais do que um processador ou núcleo. Ver o capítulo sobre clientes de rede para mais informações sobre este assunto. A escolha deste perfil ativa também o perfil Estação de trabalho (mesmo que não esteja selecionado) - um servidor LTSP pode sempre ser usado também como estação de trabalho.

    • Independente (Standalone)

      • O computador comum, que funciona sem estar ligado a um servidor (ou seja, não precisa de estar na rede). Inclui os computadores portáteis.

    • Mínimo

      • Este perfil instala os pacotes base e configura a máquina para se integrar na rede Debian Edu, mas sem instalar quaisquer serviços ou aplicações. É útil como plataforma para serviços específicos transferidos manualmente do servidor principal para outro computador.

        Caso usuários comuns possam usar tal sistema, ele precisa ser adicionado usando GOsa² (semelhante a uma estação de trabalho) e o pacote libpam-krb5 precisa ser instalado.

    Os perfis Servidor Principal, Estação de Trabalho e Servidor LTSP estão pré-selecionados. Estes perfis podem ser instalados em conjunto numa máquina para instalar um servidor principal chamado combinado. Isto significa que o servidor principal (físico) será também um servidor LTSP e poderá ser usado como estação de trabalho. Esta é a escolha predefinida, já que se assume que esta será a opção escolhida na maioria dos casos. Notar que, para ficarem funcionais, as máquinas destinadas a servidor principal combinado ou a servidor LTSP têm que ter duas placas de rede instaladas.

  • Escolher "sim" ou "não" quanto ao particionamento automático. Esteja ciente de que dizer "sim" destruirá todos os dados nos discos rígidos! Escolher "não", por outro lado, exigirá mais trabalho - é necessário confirmar que as partições necessárias existem (se não, têm que ser criadas) e são de tamanho suficiente.

  • Solicita-se a opção pelo "sim" ao envio de informação para https://popcon.debian.org/, para permitir à equipe do Debian Edu saber que pacotes são mais usados e devem ser mantidos em futuros lançamentos. Embora não seja obrigatório, é uma forma simples de ajudar. Processo de instalação

  • Aguardar. Se os perfis selecionados incluírem o servidor LTSP, o instalador irá demorar algum tempo no final, "Finalizando a instalação - Executando o debian-edu-profile-udeb..."

  • Após a introdução da senha de root (administrador do computador, e não da rede), será solicitada a criação de uma conta de utilizador normal (do computador) "para tarefas não-administrativas". Para o Debian Edu esta conta é muito importante: é esta a conta usada para a gestão da rede Skolelinux.

    Processo de instalação A senha para este utilizador tem de ter um comprimento mínimo de 5 caracteres e deve ser diferente do nome de usuário - caso contrário não será dado acesso ao computador (mesmo que uma senha mais curta e que uma senha correspondente ao nome de usuário sejam aceitas pelo instalador).

  • No caso de um servidor principal combinado esperar novamente após reiniciar. O sistema irá demorar algum tempo para gerar a imagem SquashFS para estações de trabalho sem disco.

  • No caso dos servidores LTSP separados, a configuração das estações de trabalho sem disco e/ou dos clientes dependentes precisa de alguns passos adicionais a serem feitas pelo operador. Para mais informações, ver o capítulo Instruções para clientes de rede.

A instalação PXE usa um arquivo debian-installer pré-configurado, que pode ser modificado para solicitar a instalação de mais pacotes.

Tem que ser adicionada a tjener:/etc/debian-edu/wwww/debian-edu-install.dat uma linha como a seguinte

d-i pkgsel/include string my-extra-package(s)

A instalação PXE usa o arquivo de pré-configuração em /etc/debian-edu/www/debian-edu-install.dat . Este arquivo pode ser alterado para ajustar a pré-configuração usada durante a instalação, para evitar mais solicitações durante a instalação pela rede. Outra maneira de o conseguir é introduzir configurações extras em /etc/debian-edu/pxeinstall.conf e /etc/debian-edu/www/debian-edu-install.dat.local e executar /usr/sbin/debian-edu-pxeinstall para atualizar os arquivos gerados.

Mais informações podem ser encontradas no manual do Instalador do Debian.

Para desativar ou alterar o uso do intermediário ao instalar via PXE, têm que ser alteradas as linhas contendo mirror/http/proxy, mirror/ftp/proxy e preseed/early_command em tjener:/etc/debian-edu/wwww/debian-edu-install.dat . Para desativar o uso de um intermediário ao instalar, colocar '#' no início de cada uma das duas primeiras linhas, e remover da última a parte "export http_proxy="http://webcache:3128"; ".

Algumas definições não podem ser pré-configuradas porque são necessárias antes do arquivo de pré-configuração ser baixado. Idioma, layout de teclado e ambiente de trabalho são exemplos de tais definições. Se você quiser alterar tais configurações, edite o arquivo de menu iPXE /srv/tftp/ltsp/ltsp.ipxe no servidor principal.

Criar CDs, DVDs ou discos Blu-ray com sistemas personalizados pode ser bastante fácil, uma vez que é usado o Instalador do Debian, o qual tem uma concepção modular e outras características interessantes. A pré-configuração permite definir as opções para as solicitações mais comuns.

É necessário apenas criar um arquivo de pré-configuração com as opções a usar (isto é descrito no apêndice do manual do Instalador do Debian) e recompor o CD/DVD.

A instalação em modo de texto ou em modo gráfico é funcionalmente idêntica - apenas a aparência é diferente. O modo gráfico permite utilizar o mouse e, claro, parece muito melhor e mais moderno. A menos que o equipamento apresente problemas no uso do modo gráfico, não há razão para não o usar.

Segue-se uma sequência de capturas de tela da instalação em modo gráfico de um servidor principal de 64 bits + estação de trabalho + instalação do servidor LTSP, incluindo também a sequência após a primeira inicialização do servidor principal ou de uma inicialização por PXE num computador da rede cliente LTSP (tela de sessão de cliente dependente (thin client) - e tela de login após ter sido escolhida uma sessão no painel à direita).

01-Installer_64bit_boot_menu.png

02-select_a_language.png

03-select_your_location.png

04-Configure_the_keyboard.png

05-Detect_network_hardware.png

06-Choose_Debian_Edu_profile.png

07-Really_use_the_automatic_partitioning_tool_0.png

08-Really_use_the_automatic_partitioning_tool_1.png

09-Participate_in_the_package_usage_survey_0.png

10-Participate_in_the_package_usage_survey_1.png

11-Set_up_users_and_passwords_root.png

12-Set_up_users_and_passwords_user_full_name.png

13-Set_up_users_and_passwords_username.png

14-Set_up_users_and_passwords_user_password.png

21-Finish_the_Installation-Installation_complete.png

Login Lightdm no tjener

Xfce e Navegador

Xfce Desktop

Thin-Client-Welcome

Thin-Client-Login