Assim que o instalador iniciar, irá será saudado com um ecrã inicial. Carregue na tecla Enter para arrancar, ou leia as instruções para os outros métodos de arranque e parâmetros (veja a Secção 5.2, “Parâmetros de Arranque”).
Ao fim de algum tempo ir-lhe-á ser pedido para selecionar a sua linguagem. Utilize as teclas de cursor para escolher a linguagem e pressione a tecla Enter para continuar. Em seguida irá ser pedido para selecionar o país, com opções que incluem onde a sua linguagem é falada. Se não o encontrar nessa pequena lista, está disponível uma lista com todos os países do mundo.
Ser-lhe-á pedido para confirmar a disposição do teclado. Escolha o predefinido, a menos que conheça outro melhor.
Agora sente-se enquanto o instalador debian deteta algum do seu hardware, e carrega o resto da imagem de instalação.
De seguida o instalador irá tentar detetar o hardware de rede e configurar a ligação por DHCP. Se não estiver numa rede ou não tiver DHCP, ser-lhe-á dada a oportunidade para configurar manualmente a rede.
A configuração da rede é seguida da criação das contas de utilizador. A predefinição é pedir para indicar uma palavra-passe para a conta “root” (administrador) e a informação necessária para criar uma conta de utilizador normal. Se não especificar uma palavra-passe para o utilizador “root” esta conta será desabilitada mas o pacote sudo será instalado posteriormente para permitir que sejam executadas as tarefas administrativas no novo sistema. É predefinido à primeira conta de utilizador criada no sistema ser-lhe permitido utilizar o comando sudo para se tornar root.
A próxima etapa é acertar o relógio e o fuso horário. O instalador irá tentar contactar na Internet um servidor de horas para se assegurar que o relógio é corretamente acertado. O fuso horário é baseado no país escolhido anteriormente e o instalador apenas lhe irá pedir para escolher um se o seu país tiver vários fusos horários.
Agora é o momento de particionar os seus discos. Primeiro ser-lhe-á dada a oportunidade de particionar automaticamente o disco inteiro, ou o espaço livre disponível num dispositivo (veja a Secção 6.3.4.2, “Particionamento Guiado”). Isto é recomendado para novos utilizadores ou para alguém com pressa. Se não quiser um particionamento automático, escolha a opção do menu.
No ecrã seguinte irá ver a sua tabela de partições, como irão ser formatadas, e onde irão ser montadas. Selecione uma partição para a modificar ou apagar. Se fez o particionamento automático deverá poder escolher /
. Por favor veja o Apêndice C, Particionar para Debian; o apêndice Apêndice C, Particionar para Debian tem mais informações gerais acerca do particionamento.
Agora o debian-installer
formata as partições e começa a instalar o sistema base, que poderá levar algum tempo. Será seguido da instalação do kernel.
O sistema base que foi previamente instalado é uma instalação funcional, mas mínima. Para tornar o sistema mais funcional a próxima etapa é permitir-lhe instalar pacotes adicionais escolhendo tarefas. Antes dos pacotes poderem ser instalados, o apt
necessita ser configurado já que define a partir de onde serão obtidos os pacotes. Por predefinição será escolhida a tarefa “Utilitários standard do sistema” e normalmente deve ser instalada. Escolha a tarefa “Ambiente Desktop” se quiser ter um ambiente gráfico após a instalação. Para informação adicional acerca desta etapa veja a Secção 6.3.6.2, “Escolher e Instalar Software”.
A última etapa é instalar um gestor de arranque. Se o instalador detetar outros sistemas operativos no seu computador, irá adicioná-los ao menu de arranque e notificá-lo.
debian-installer
irá agora informar que a instalação terminou. Retire o CD ou outro meio de arranque e carregue na tecla Enter para reiniciar a sua máquina. Deverá arrancar no novo sistema instalado e permitir-lhe o acesso, que é explicado no Capítulo 7, A Iniciar O Seu Novo Sistema Debian.
Se precisar de mais informação sobre o processo de instalação, visite o Capítulo 6, Utilizar o Instalador Debian.