Particionar o seu disco rígido refere-se simplesmente ao acto de dividir o seu disco em seções. Cada seção é então independente das outras. É de certa forma equivalente a pôr paredes dentro de uma casa; se colocar mobília num quarto não afeta qualquer outro quarto.
Quando esta seção falar sobre “discos” você deve traduzir isto em DASD ou minidisk VM no mundo de S/390. Também neste caso uma máquina significa LPAR ou VM guest.
Se já possuir um sistema operativo no seu sistema (VM, z/OS, OS/390, …) que utilize todo o disco e quiser colocar Debian no mesmo disco, irá necessitar de o reparticionar. Debian necessita das suas próprias partições no disco rígido. Não pode ser instalado em partições do Windows ou do Mac OS X. Pode ser possível partilhar algumas partições com outros sistemas Unix, mas esse tema não é coberto aqui. No mínimo irá necessitar de uma partição dedicada para o sistema de ficheiros raiz de Debian.
Poderá encontrar informação sobre a sua configuração atual de partições utilizando uma ferramenta de particionamento para o seu sistema operativo atual, tal como o VM diskmap. As ferramentas de particionamento têm sempre uma forma de mostrar as partições existentes sem efetuar alterações.
Regra geral, alterar uma partição já com um sistema de ficheiros nela irá destruir essa informação. Por isso deve sempre fazer uma cópia de segurança aos seus dados antes de efetuar qualquer reparticionamento. Utilizando a analogia da casa, provavelmente quer mover toda a mobília para fora do caminho antes de mudar uma parede, ou arrisca-se a destruí-la.
Vários sistemas operativos modernos oferecem a funcionalidade de mover e redimensionar certas partições existentes sem destruir o seu conteúdo. Isto permite criar espaço para partições adicionais sem perder a informação existente. Mesmo que isto funcione bem na maioria dos casos, fazer alterações ao particionamento de um disco é uma ação inerentemente perigosa e deve ser feita apenas após ter feito uma cópia de segurança completa aos seus dados.